domingo, dezembro 17, 2006

Jantar de Natal de C.R.P.
dia 20 de Dezembro (quarta-feira) pelas 20h30m no Açoriano.
Não faltes ao último jantar de curso de 2006.

quarta-feira, novembro 22, 2006

Homenagem a Sérgio Rocha

Realiza-se quinta-feira dia 23/11/2006, no auditório da Associação Académica da Guarda uma homenagem ao nosso amigo Sérgio Rocha.

Esta terá início às 21h:30m e contará com a presença da Egitúnica, da Copituna d`Oppidana, e do grupo de fados Capas, Copos e Guitarradas.

Vamos todos estar presentes nesta sentida homenagem.

quinta-feira, novembro 16, 2006

Desfile, Noite e Caloira do ano

Apesar de não corresponder ao que já nos habituamos, os caloiros lá se divertiram e nos representaram.

A noite, foi a folia, onde os caloiros parecem estar no seu habitat natural.

As fotos falam por si...

















Aqui ficam os nossos parabéns, à Margarida ( na foto, ao centro ), Caloira do Ano, 2006/2007

Jantar de Curso - 8 de Novembro de 2006

Para começar em grande uma Semana do Caloiro, nada melhor que um belo jantar de curso!

A adesão foi grande, perto de 120 alunos, e a animação ainda maior...

Agradecemos a presença de todos e colocamos aqui, alguns momentos para recordar...














Fica prometido, para breve, mais fotos.

sábado, outubro 14, 2006

Encontro Nacional de Estudantes de Jornalismo e Comunicação 2006



Realiza-se nos próximos dias 3, 4 e 5 de Novembro, nas instalações da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria, o Encontro Nacional de Estudantes de Jornalismo e Comunicação 2006. Trata-se de um congresso de três dias destinado a estudantes de cursos superiores ligados à área científica da Comunicação e do Jornalismo. O tema central do Encontro será o jornalismo de proximidade.

Mais informações na página oficial do Encontro www.enejc.esel.ipleiria.pt

sábado, outubro 07, 2006

Jantar de Curso, dia 12 de Outubro (quinta-feira).
20h30m Torreão.
Usa o Teu Traje.

domingo, setembro 03, 2006

um Sucesso chamado.... CRP


Com apenas 7 meses de existência o saldo deste blogue já é tremendamente positivo. Por aqui já passaram mais de 3616 visitas, de 10 países distintos!!!
È ainda com orgulho que este Núcleo que tanto se tem esforçado e trabalhado para o bem de CRP e da ESEG/IPG, se apresentou como o 1ºNúcleo do IPG a entrar no mundo da blogosfera. Com isto conseguiu-se que todos tivessem acesso à informação e ás novidades em “primeira-mão”. Aqui se pretende criar uma plataforma de conhecimento e acesso a todo o tipo de informação com alguma incidência na área de Relações Públicas e novidades das actividades e inicativas do Núcleo para todos os alunos.
Sinceramente pensamos que esse objectivo está a ser atingido, embora ainda haja aspectos a melhorar, continuamos a laborar para estarmos sempre a crescer e seguir na frente da ESEG, (em consonância com a AAG e com os outros núcleos) como força de defesa dos alunos e dos seus interesses.
Para o blogue esperamos ainda uma participação mais activa por parte dos alunos de CRP, e não só, pois um dos objectivos deste é ter artigos de opinião com alguma regularidade, algo que a Direcção tentou fazer junto dos Docentes e Discentes da ESEG, mas que ainda não conseguiu, por motivos que nos são alheios.
Aos novos caloiros desejamos desde já as Boas Vindas, que aproveitam ao máximo estes primeiros tempos dedicados às praxes e também deixamos o pedido aos seus Superiores de que lhes reservem a melhor integração na nossa Academia.



Saudações Académicas

terça-feira, agosto 29, 2006

Sempre a Crescer...

A pensar em todos os que assiduamente visitam este, nosso, espaço à procura de emprego, informação, conhecimento, entre muitas outras coisas o Núcleo de CRP operou um update a todas a secções de links já existentes e criou outras novas. Assim existem muitos mais sites para pesquisar, para passar o tempo, para procurar emprego e teres mais razões para visitar o TEU blogue diariamente

sexta-feira, agosto 25, 2006

Exames de Época Especial - Alunos a quem falte duas disciplinas para concluir o curso

Inscrições: entre 4 e 8 de Setembro 2006, na Secretaria da ESEG nos Serviços Centrais.

Calendário de Exames: 2ª Quinzena de Setembro, de acordo corn calendário a afixar oportunamente.

Calendário Escolar/Matrículas para o Ano Lectivo de 2006/07

::.Alunos da ESEG com mais de uma matrícula - de 4 a 15 de Setembro;

::.Alunos colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (1º ano, 1ª matrícula) - de 18 a 22 de Setembro;

::.Alunos provenientes de Mudanças de Curso, Transferências e Reingressos - de 18 a 29 de Setembro;

::.Alunos colocados através de Concursos Especiais - de 18 a 25 de Setembro;

::.Alunos colocados ao abrigo do Decreto Lei n° 64/2006 (Provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos) - 16 a 30 de Setembro;







IN: www.ese.ipg.pt


PS: Alunos que se encontram em estágio, e pretendem frequentar o 2º ciclo de CRP, a Pré-inscrição é de 25 a 29 de Setembro, e a matricula efectiva é de 18 a 22 de Dezembro.
Assim que possivel serão aqui afixadas as datas dos exames.

terça-feira, agosto 22, 2006

Bolonha traz trabalho duro: Alunos obrigados a encarar estudo de outra maneira

Os cursos piloto de Bolonha já deram para os estudantes compreenderem. O Ensino Superior vai exigir muito mais. É mesmo trabalho e duro, com a generalização da avaliação contínua e a passagem ao sistema de créditos calculados a partir de uma unidade europeia que faz corresponder um crédito a 28 horas de trabalho do aluno. Como se pode calcular, a 180 créditos por curso, o ano lectivo terá 40 semanas, com 42 horas de trabalho semanais. É isto que espera os novos alunos do Ensino Superior.

Para os que entendiam os cursos superiores como tarefa a realizar com muita boémia e algumas noites de ‘marranço’ nas alturas dos períodos de avaliação e exames, a realidade vai ser completamente ao contrário. Os novos cursos envolvem avaliação contínua e trabalho regular. É outra mentalidade que apenas se tinha imposto em cursos de aprendizagem muito intensa como as medicinas e as engenharias.

MAIS CONTACTO

A universidade constituiu durante dezenas de anos uma surpresa de independência no estudo que remeteu ao insucesso muitos alunos. O acompanhamento dos professores era distante e deixava toda a liberdade, ao contrário do que acontece no Secundário. Também acontecia que as cadeiras dos primeiros anos eram muitas vezes entregues à responsabilidade de professores mais jovens e de menos prestígio académico.

Tudo isto vai mudar com o novo paradigma de aprendizagem em que os alunos vão ter de compreender que estudar é trabalhar e em que a actividade docente aposta em maior qualidade e os professores assumem uma responsabilidade de maior contacto com os alunos e o objectivo de contagiá-los com a paixão pelo alargar dos conhecimentos.

Da parte dos professores e responsáveis há um grande optimismo nos resultados de um contacto mais próximo com os alunos e o trabalho contínuo.

Passos interessantes nestes aspectos têm sido dados ao longo dos anos, em que se procurou de diversas formas a integração mais rápida dos novos alunos. Após a divisão dos anos lectivos em semestres, apostou-se também em provas de avaliação o mais cedo possível, chamando muito depressa os novos alunos às realidades e dificuldades do Ensino Superior.

ANO I DE BOLONHA

As universidades portuguesas têm dois anos, até 2008/09, para completar a transição para Bolonha. Apesar da aceleração do processo haverá novos alunos que iniciarão os seus cursos com currículos à antiga, mas nos já adaptados a Bolonha os que não estejam aptos para passar ao 2.º Ano vão de imediato transitar para o novo currículo, por créditos.

O salto para a qualidade e a harmonização com o resto da Europa. Só a moeda única, o euro, provocou mudança mais rápida.

UNIVERSIDADE APONTA ATÉ OITO SEMESTRES

Nas universidades, o ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado tem 180 a 240 créditos e uma duração normal compreendida entre seis e oito semestres curriculares de trabalho, segundo as novas disposições da lei a seguir por todas as instituições deste tipo de ensino superior.

Os estudantes que entrarem nos cursos Bolonha já prontos a funcionar no ano lectivo 2006/07 terão o seu diploma de licenciatura em apenas três anos de aprendizagem bem sucedida, considerando--se com essa base aptos a iniciar uma carreira profissional.

O chamado primeiro ciclo de estudos não dará, porém, o tradicional diploma para início de carreira em cursos como Medicina, Medicina Dentária, Arquitectura e outros desde Direito a Engenharia que são de mestrado integrado, isto é, exigem o completar do segundo ciclo de estudos. Mantém-se nesses casos a extensão dos actuais cinco anos dos cursos. Decorre, por outro lado, nas faculdades a discussão dos planos de transição a aplicar aos alunos dos cursos antigos.

POLITÉCNICO: DIPLOMA COM 180 CRÉDITOS

Excepto nos casos em que o acesso ao exercício de determinada actividade profissional exija por normas jurídicas expressas, nacionais ou da União Europeia requisitos de natureza excepcional, o ciclo de estudos no ensino politécnico está limitado a 180 créditos e uma duração normal de seis semestres curriculares de trabalho.

Está também definido que as licenciaturas dos politécnicos devem valorizar especialmente a formação com vista a uma actividade de carácter profissional, assegurando aos estudantes uma componente de aplicação dos conhecimentos e saberes adquiridos às actividades concretas do respectivo perfil profissional, associada a um estágio profissional.

De resto, o grau de licenciado, no politécnico como no universitário, exige, por lei, sempre “a capacidade de resolução de problemas no âmbito da sua área de formação e de construção e fundamentação da sua própria argumentação”, além de “competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia”.

PONTOS SENSÍVEIS

ACORDAR TRANSIÇÃO

O envolvimento dos alunos é uma aposta decisiva no processo de transição para os cursos com currículos de Bolonha e tem sido respeitado.

HORAS DE TRABALHO

O cálculo da carga de estudo por hora de trabalho vai ser feito com a participação dos estudantes nas várias faculdades.

DIPLOMA EM TRÊS ANOS

As faculdades estão a encarar a possibilidade de atribuir diplomas após três anos de sucesso escolar em 2007/08.

PROMESSAS DO MINISTRO

1 - Tornar obrigatória a recolha e divulgação de informação sobre o emprego dos diplomados por cada instituição de Ensino Superior público.

2 - Racionalizar a oferta de cursos do superior, num processo participado pelas próprias instituições e entidades relevantes da vida económica e social.

3 - Avaliar as prioridades de todos os projectos existentes sempre que houver investimentos em novas construções no Ensino Superior.

4 - Rever e reformar os actuais regimes de acesso especial ao Ensino Superior cuja excepcionalidade tende a ser encarada como fonte de injustiças.

5 - Reformar os modelos jurídico e organizativo do Ensino Superior para maior autonomia, responsabilidade e diferenciação dos cursos.

segunda-feira, agosto 07, 2006

Estágio em Agência de Comunicação


Agência de Comunicação, sedeada em Sassoeiros, promove estágio de 6 meses, para assistente de Account na área de Assessoria de Imprensa.

Perfil:
- Estudante de Comunicação ou Relações Públicas
- Preferencialmente com Residência no Concelho de Sintra ou Oeiras

Estágio

6 meses

Subsidio de Alimentação + Transportes

Funções a desempenhar:
- Acompanhamento / Follow Ups de Assessoria de Imprensa
- Organização de eventos

Para responder a este anuncio, enviar o curriculo para o email: geral@ideiaslounge.com até ao dia 20 de Agosto.

Observações: Estágio em Part-Time, para iniciar no dia 4 de Setembro de 2006.

quinta-feira, agosto 03, 2006

ALERTA FINALISTAS: Oferta de Emprego


Código da Oferta: OE200607/0223
Tipo Oferta: Contrato a Termo Resolutivo Certo
Estado: Activa

Nível Orgânico: Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Organismo: Universidade de Lisboa
Serviço: Faculdade de Ciências



Função ou Equiparado a Categoria: Tecnico Superior Organizacao Gestao 2 Cl
Áreas Funcionais: Grupo Área Funcional
Áreas Funcionais Comuns (Qualquer)

Remuneração Mínima: 1287.68 EUR
Suplemento Mensal: 0.00 EUR

Conteúdo Funcional: Funções de gestão, de relações públicas, organização de actividades públicas, elaboração de folhetos e materiais informativos, gestão de expediente interno, gestão de projectos de I/D, bem como ligados ao apoio directo à direcção do OAL
Habilitação Literária: Licenciatura

Descrição da Habilitação: - Licenciatura nas áreas de Relações Públicas; Administração e Gestão Pública; outras Licenciaturas ou formação superior afins
Requisitos Profissionais: -Conhecimentos e experiência de gestão de projectos de investigação;
-Experiência de gestão e expediente interno ;
-Domínio de ferramentas informáticas adequadas;
-Domínio da língua Inglesa.


Local de Trabalho
--------------------------------------------------------------------------------

(local de trabalho mesmo do Organismo)

Número de Postos: 1
Quota para Portadores de Deficiências: 0
Prazo Duração Contrato (meses): 12
Jornal Oficial e Orgão de Com. Soc.: Diário de Notícias e Público
Texto Publicado: ADMISSÃO DE PESSOAL

(m/f)



A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa pretende proceder à contratação de um colaborador, nos termos e ao abrigo do Decreto-Lei n.º 252/97, de 26 de Setembro, com contrato a termo certo pelo período de um ano, eventualmente renovável até ao limite de três anos que não confere em caso algum, ao trabalhador, a qualidade de agente administrativo.

Funções a desempenhar:
Funções de gestão, de relações públicas, organização de actividades públicas, elaboração de folhetos e materiais informativos, gestão de expediente interno, gestão de projectos de I/D, bem como ligados ao apoio directo à direcção do OAL.

Perfil:
-Licenciatura nas áreas de Relações Públicas; Administração e Gestão Pública; outras Licenciaturas ou formação superior afins;
-Conhecimentos e experiência de gestão de projectos de investigação;
-Experiência de gestão e expediente interno ;
-Domínio de ferramentas informáticas adequadas;
-Domínio da língua Inglesa.


Remuneração mensal máxima:
1 287,68 € (mil duzentos e oitenta e sete euros e sessenta e oito cêntimos)

Os candidatos deverão enviar “Curriculum Vitae” detalhado no prazo de 10 dias úteis para a FCUL a/c do Director do Observatório Astronómico de Lisboa Prof. Rui Agostinho– Campo Grande, Edifício C5, piso 0, 1749-016 Lisboa.





O Presidente do Conselho Directivo
Prof. Doutor Nuno Guimarães


Apresentação de Candidaturas
--------------------------------------------------------------------------------

Local: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Contacto: Prof.º Rui Agostinho
Observações Gerais: Os candidatos deverão enviar “Curriculum Vitae” detalhado no prazo de 10 dias úteis para a FCUL a/c do Director do Observatório Astronómico de Lisboa Prof. Rui Agostinho– Campo Grande, Edifício C5, piso 0, 1749-016 Lisboa.

Data de Publicação: 2006-07-31
Data Limite: 2006-08-14

sexta-feira, julho 28, 2006

Amor no trabalho


Se já se apaixonou por um colega de trabalho, sabe que a primeira questão que se coloca é assumir ou não esse sentimento e, em seguida, esse relacionamento.


O problema é sério. Este género de relações não são bem encaradas, principalmente pelas chefias, que tendem a achar que ter dois apaixonados na sua empresa pode reduzir o nível de rendimento do trabalho de ambos.
Pior ainda é se o seu apaixonado/a for o próprio chefe. Enfim! É complicado mas não é impossível. De qualquer forma, se está nesta situação, prepare-se para enfrentar o pior.

Quais as principais desvantagens?

Se o seu apaixonado for o seu superior, prepare-se desde já para um chorrilho de comentários e boatos sobre o vosso eventual relacionamento. Alguns colegas vão pensar, e dizer, que você só quer é subir dentro da empresa.

Se estiver apaixonado/a pelo/a seu/sua colega, menos mal. Mas prepare-se porque o seu chefe vai ficar sempre de olho no seu trabalho porque teme que a sua produtividade desça enquanto olha ou sorri para o "seu amor".

Se a relação terminar, por certo o ambiente não será dos melhores.
Há até a possibilidade de se criar uma hostilidade constante que tornaria a sua vida profissional impossível. Se está no "emprego da sua vida" lembre-se que o melhor é não se apaixonar.

Assuma a sua relação apenas quando estiver sólida e não tiver dúvidas que aquele é mesmo o homem ou a mulher da sua vida.

Se sentir que aquele seu colega é mesmo o amor da sua vida, vá à luta, mas consciencialize-se que vai precisar de muita sorte.

Existem vantagens?

À partida não existe qualquer vantagem profissional. Use o seu bom senso e veja se vale mesmo a pena arriscar.

A nível pessoal, vai ter a oportunidade de passar muito tempo com a sua paixão.

Jornalista

Pretende-se candidato, com Licenciatura em Jornalismo, Comunicação Social ou área compatível para o desempenho da função em causa, com ou sem experiência profissional para trabalhar em regime de freelancer (a recibos verdes).
Os candidatos interessados deverão enviar Carta de Apresentação (com indicação das expectativas salariais) e CV para rh2006portugal@gmail.com, indicando a referência “J”.

assessoria de comunicação (estágio)



Vaga para Estagiário para Assessoria de Comunicação, recém-licenciado, com disponibilidade imediata.


Enviar CV e Portfolio para:Rua D. João IV, n.º 667, 4000-3030 Porto
Email: info@canalup.tv



segunda-feira, julho 24, 2006

10x10 - 100 Words and Pictures that Define the Time

Querem saber qual o assunto que marca a actualidade do mundo? Entrem em 10x10 100 Words and Pictures that Define the Time. Um site onde poderão encontrar a cada hora o(s) assunto(s) que o mundo debate num cruzamento entre o que é publicado na Reuters, na BBC On-line e no New York Times. Vejam quais são as 100 palavras mais usadas nas notícias em análise e as 100 fotografias que figuram nos textos estudados numa montra quadrada de 10x10 fotografias.

domingo, julho 23, 2006

Tentações, Dilemas e Oportunismos

A TENTAÇÃO

O futebol é uma das actividades humanas que atinge um maior número de pessoas e desperta emoções.

As Marcas, cada vez mais, para se distinguirem têm que apelar às emoções dos seus consumidores.

Perante um evento com o potencial de captação de atenções (e emoções) como o Mundial, a Tentação é óbvia: associar a nossa Marca ao Mundial, ou à Selecção, ou a um jogador, ou no limite "ao futebol".

O DILEMA

Quando uma marca grande (não confundir com Grandes Marcas) decide que tem dinheiro e quer "comunicar alguma coisa que tenha a ver com o futebol", e tem o azar de ser portuguesa, chega de imediato ao primeiro dilema:
  • O futebol nacional está ciclica e repetidamente associado a escândalos, corrupções, palavrões, etc, etc. Enfim, tudo coisas pouco recomendáveis a marcas "bem".
  • Mas movimenta paixões, é o único tema de conversa do "povo"...
  • Só que não dá para patrocinar digamos o Porto porque os outros não sei quantos milhões de portugueses vão odiar a marca que o patrocinar... idem para Benfica e Sporting (lembram-se da Parmalat...?).
  • Também não dá para usar a imagem de um jogador local porque com toda a probabilidade estará a mudar de clube daí a uns meses (lembram-se dos "Sumólicos", que tinham como particularidade estar sempre no sítio errado na altura errada...?)
  • Patrocinar a Liga também é arriscado... qual a marca portuguesa que usaria como vedeta de cartaz o inefável Valentim Loureiro ou, se for à Federação, o Gilberto Madaíl?...

E portanto a regra é as marcas grandes e que têm dinheiro de facto, gastá-lo numa ou várias actividades redundantes: patrocinam-se os clubes todos (casos Vodafone e depois PT), ou patrocina-se um único jogador de preferência apátrida (BES e Cristiano Ronaldo, Pauleta e os queijos...), ou então patrocina-se a Selecção.

Aí são três cães a um osso.

É que desde há uns anos (concretamente desde o fim de 2002, ou seja desde o fim de António Oliveira, desde o fim das Paulas...) a Selecção é mesmo um produto muito apetecível.

Então não é que os portugueses até cantam o hino, penduram bandeiras e enchem ruas?

E começa o campeonato da "associação". Encomendam-se estudos para saber qual das marcas grandes é mais "associada" à Selecção, procuram-se formas cada vez mais descaradas de colagem aos êxitos alheios (casos Galp, BES, Sagres...), num mini-campeonato em que se pretende convencer as respectivas Administrações que sim senhor vale mesmo a pena investir nestas coisas.

Mas o grande dilema é mesmo este:

É normal que a comunicação de uma marca que se quer perene e ao limite "eterna" fique tão associada a algo tão efémero como uma emoção que dependa de uma bola no poste ou um penalty mal assinalado?

Uma marca grande quando embarca para uma coisa destas, por muito grande que seja, tem que dedicar uma fatia substancial do seu budget a esta associação. E frequentemente há surpresas desagradáveis. Veja-se o recente caso do Europeu Sub-21. Aparentemente era o sítio menos arriscado para investir, era o que tinha associações mais "puras" e positivas. E deu no que deu.

Assim, e para minimizar o risco de perda de atenção das pessoas face a eventos desta dimensão (é assim que isto é vendido às Administrações das tais marcas grandes), corre-se um risco brutalmente maior de pura e simplesmente se ter... azar (esta é uma palavra do agrado dos gestores de risco de entidades bancárias...).

O OPORTUNISMO

Mas a coisa complica-se ainda mais exactamente por causa do tal mini-campeonato das "marcas que andam ligadas aos futebóis".

Como há que captar aquela lagrimazinha que os outros ainda não captaram vai de abusar.

  • E surgem coisas como os hinos cada vez mais pseudo-exigentes ("ai que bom que nós vamos ganhar... vamos comê-los... corram lá vá...");
  • Como o esquartejar da bandeira para coisas cada vez mais rasteiras e comerciais
  • E...

E há ainda a derradeira tentação, aquela em que se pensa "temos que estar em cima do acontecimento, não podemos perder uma oportunidade". E então tomam-se aquelas decisões...

"Se Portugal ganhar, põe-se o anúncio A, se Portugal perder põe-se o anúncio B".

De preferência logo no intervalo a seguir ao fim do jogo. Para não perder aquela lagrimazita.

Para explorar aquela emoçãozita.

Chama-se a isto OPORTUNISMO.

E parte-se do princípio que os consumidores são todos burros e não percebem.

Eu acho que não.

Quem abusou do meu desânimo no fim do jogo para me impingir uma suposta solidariedade ganhou (no meu caso) uma enorme má-vontade.

São aliás os mesmos que já tinham sujo a Bandeira com anúncios, são os mesmos que inventaram um evento altamente mediático e de publicidade à borla com records do Guinness...

Parece inevitável mas foram mesmo longe demais.

Converter on-line ficheiros para PDF.

O PDFonline permite-lhe converter, gratuitamente, para pdf vários tipos de ficheiros. As extensões que podem ser convertidas para PDF através desta plataforma são: .DOC ; .PPT ; .XLS ; .RTF ; .TXT ; .PPS ; .PUB ; .HTML ; .JPG ; .BMP ; .WMF ; .GIF ; .PNG ; .TIFF ; .EMF.

Para a respectiva conversão, o processo é extremamente simples; através de 3 passos, selecção do ficheiro a converter, nomear o ficheiro convertido e introduzir o endereço de email para onde será enviado o ficheiro PDF.

Links:

PDF On-Line | Conversor PDF

Para quem não tem o corrector ortográfico a funcionar!

Quantas vezes a escrever um documento, no seu processador de texto, deparou-se com dúvida(s) na forma como se escreve determinada(s) palavra(s)? Ou até mesmo o seu significado? Para complicar ainda mais a situação imagine agora que o seu corrector ortográfico em Português não funciona!

A Priberam é uma empresa especialista na concepção e desenvolvimento de software especialmente nas áreas de tecnologias linguísticas. Entre os vários produtos comercializados, disponibiliza on-line e gratuitamente, duas plataformas extremamente úteis, um corrector ortográfico e um dicionário.

Links:

Corrector Ortográfico | Dicionário


terça-feira, julho 18, 2006

Falta de Público – A importância de saber organizar um evento


”Fetur acabou antes por falta de público”, ...”a proposta é perfeita, mas foi muito mal organizada”...”houve falha no protocolo”...

As palavras estão ai, comprovadas conforme a matéria veiculada no jornal Tribuna Impressa, de Araraquara-SP, em de novembro de 2003. Para organizar um evento, e ter um resultado, no mínimo satisfatório, não basta boa vontade, é preciso conhecimento técnico e experiência.
Noções que podem passar batidas para quem organiza apenas com vontade e sem conhecimento, fazem todo o detalhe no planejamento do evento: divulgação, recepção de autoridades e convidados, composição da mesa, uso de símbolos nacionais, ordem do dia, abertura, encerramento, cronograma do evento, material de apoio (logístico e humano), e principalmente, o objetivo do evento.

Evento não é exclusivo de Relações Públicas, mas é o profissional mais qualificado para organizá-lo e desenvolvê-lo. O objetivo do evento é o principal dlimitador no planejamento e execução, evento segundo dados dos órgãos competentes, é a maior mídia de aproximação atualmente, e um dos setores que mais cresce na prestação de serviços.
Evento não é mais “boca-livre”, passatempo, happy-hour, comes&bebes, como alguns ainda vêem. Investe-se muito em material impressso, divulgação, recursos materiais e humanos, alimentação, brindes...mesmo porquê empresas e organizadores, conscientes do momento atual da economia, otimizam as verbas investidas para gerar resultados...
Há eventos são utilizados como apoio às campanhas de divulgação do produto ou serviço e eventos técnicos: como simpósios, congressos, semana, jornada...requerem uma atenção maior ainda, pois o resultado que estes eventos geram, vão do científico à mudança de comportamento/normas referente ao tema central de cada um.

Só um profissional com experiência e noção deve responsabilizar-se pela organização de eventos, sejam eles empresariais ou técnicos. O risco é sempre um só para ambos: a imagem institucional de quem promove e a longevidade de seus próximos eventos.
Não tenho conhecimentos técnicos sobre a organização da Fetur, mas no meu parecer de profissional de Relações Públicas, foram quebrados todas as regras de uma boa organização, a principal comprovação disso, foi que o público-alvo, ou de interesse não compareceu. Foi um evento organizado por um grupo de interessados em promover o Turismo, com participação de agências de turismo, mas faltou o principal: público.
Desperdicio de tempo e dinheiro não basta a instituição ter vontade de fazer evento, tem que fazer certo, organizado, com resultado. Contrate um Relações Públicas!

segunda-feira, julho 10, 2006

IPG de Luto

CRP assim como toda a Cidade da Guarda encontra-se de luto pelo falecimento do nosso colega e AMIGO Sérgio Rocha, aluno finalista do curso de Educação Musical na ESEG.


"(...) Um de tantos HEROIS, porque eles sim são herois, que se oferecem sem pedir nada em troca para dar um pouco mais de ânimo a todos nós.
Para a familia e amigos deixo os meus sentimentos e apoio.
Uma vez mais e pelo que deste por todos nós, OBRIGADO SÉRGIO"



Sérgio era um Homem de grandes causas, tal como o comprovam a sua imensa actividade estando envolvido no Grupo de Fados da Associação Académica da Guarda através do qual cantou na serenata da semana académica, era bombeiro na subsecção de Famalicão da Serra e também se associou através da música, ao protesto contra o fecho da maternidade da Guarda. Iremos sentir imenso a Tua falta Sérgio.

sábado, julho 08, 2006

10 regras para domar o monstro do e-mail


O e-mail virou uma praga. Não estamos falando de spam, a prática de entupir as caixas postais com mensagens indesejadas, mas sim do gerenciamento das mensagens eletrônicas.

Hoje, os negócios são tocados pelos e-mails.

• 71% dos executivos e gerentes pesquisados pela NFI Research gastam uma hora ou mais todos os dias enviando, recebendo, lendo e escrevendo e-mails;

• Mais de 25% gastam três horas ou mais por dia com e-mail;

• 68% dizem que 25% ou mais de seus e-mails não são necessários


Aprenda, então, a domar seu e-mail:

1. Organize e-mails em grupos de contexto. Ao classificar e-mails – por análises ou projetos de funcionários, por exemplo – você acaba obtendo uma sólida lista de tarefas diárias.

2. Elimine rapidamente o que não importa. Limpe logo o lixo e priorize o resto imediatamente.

3. Leia uma vez, e logo. Noventa e quatro por cento dos executivos e gerentes que pesquisamos ao redor do mundo disseram que você deve lidar com o e-mail ao recebê-lo ou nas horas seguintes.

4. Tamanho pequeno. Vá direto ao ponto, não mais que dois parágrafos. Executivos são muito ocupados, como você. Escreva apenas o necessário.

5. Evite multiplicadores de e-mail. São comunicados que pouco fazem além de expandir exponencialmente o número de e-mails. Pensar um pouco antes de apertar o botão “responder” pode poupar o tempo de todo mundo.

6. Use o e-mail como um sistema de arquivamento. Isso cria um cofre e não deixa nada passar. Também lhe permite rastrear áreas que têm mais atividade interna com base no número de e-mails sobre este assunto específico.

7. Responda e-mail que não deveria ter recebido. Você pode estar em listas “responder a todos”. Uma pequena observação dizendo que você não precisa disso reduz o crescimento da caixa de entrada.

8. Use como um veículo apropriado. Ótimo para enviar planilhas anexadas, apresentações e pequenas notas. Não tão bom quando é necessária interação humana (transmitir péssimas notícias, por exemplo).

9. Mantenha assistentes ligados. Assistentes fazem os trens andarem na hora; mantenha-os plugados.

10. Use o telefone. E-mail não resolve tudo. Em certos casos, torna-se mais eficaz pegar o telefone e ligar. Ou até levantar e ir falar com a pessoa. Frente a frente.

Darwin Magazine
Business Standard


Texto retirado daqui

sábado, julho 01, 2006

A criatividade nas Relações Públicas


Vivemos na era da inovação e do desenvolvimento. A sociedade muda a cada dia que passa. Os processos e métodos de trabalho renovam-se diariamente. As relações públicas não são excepção. Quem estagne na área da comunicação, muitas das vezes à sombra de bons resultados, será rapidamente ultrapassado. Quem não privilegie o conhecimento, o saber, a criatividade e a imaginação, não tem certamente lugar nesta área durante muito tempo.

As relações públicas têm normas de actuação, mas vive, na minha opinião, muito da criatividade e da inteligência do profissional. Se preferirem ainda de uma forma mais clara, o
sucesso de um técnico de relações públicas depende do seu “jogo de cintura” perante os problemas e adversidades que surgem frequentemente. Há que saber contornar e ultrapassar os problemas e todos os minutos são importantes e cruciais. Só assim nos podemos destacar dos nossos pares. E isto não se aprende em nenhum manual. Assimila-se com a experiência. No entanto, não julguem pelas minhas palavras que eu sou da opinião de que basta ser diferente para se triunfar. A boa criatividade é aquela que é usada com sabedoria.
E esta surge muitas das vezes por acaso, durante a refeição, o banho, a caminho do trabalho, etc.

O CD da Leopoldina levado a cabo pelos hipermercados Continente e pela TVI, a escolha do mítico Pele como rosto do Viagra e a campanha “Swatch Fraldinhas” são apenas alguns exemplos de projectos muito bem criados, implementados e rentabilizados. Aliando isto à inovação e pioneirismo dos mesmos, faz com que estes sejam percepcionados e bem acolhidos pelos consumidores, e por outro lado bastante profícuos para as marcas.





segunda-feira, junho 19, 2006

Porque chumbamos nos exames???


Vida difícil...

Vida de estudante...


- Um ano tem 365 dias para podermos estudar.

- Depois de tirar 52 domingos, só nos restam 313 dias.

- No verão, há 50 dias durante os quais faz demasiado calor para poder estudar. Assim restam-nos 263 dias.

- Dormimos 8 horas por dia, por ano isso, são 122 dias. Agora temos 141 dias.

- Se nos derem 1 hora por dia para fazer o que nos apetecer, 15 dias desaparecem, assim restam-nos 126 dias.

- Gastámos 2 horas por dia a comer, assim usamos desta maneira 30 dias e sobram-nos apenas 96 dias no nosso ano.

- Gastámos 1 hora por dia a falar com amigos e familiares, o que nos tira 15 dias mais e então restam-nos 81.

- Exames e testes, ocupam no mínimo 35 dias do nosso ano, portanto só nos restam 46.

- Tirando aproximadamente 40 dias de férias e feriados, ficamos apenas com 6 dias.

- Digamos que no mínimo estás 3 dias doente e estás então com apenas 3 dias para poder estudar!

- Digamos também que só sais 2 dias... só resta 1 dia!

- Porém, esse único dia... é o teu aniversário!!! Portanto...

quarta-feira, junho 14, 2006

O Novo Logótipo de CRP, foi Estilizado. Éis a Memória Descritiva.


Os Relações Púbicas são todo um conjunto de técnicas que permite criar e manter uma imagem favorável entre uma empresa, instituição ou pessoa e o seu público. Estes são considerados por muitos, o centro vital de uma empresa ou instituição.

Como centro da vida humana temos o coração, identificado como um órgão de extrema relevância e responsável pela circulação do sangue ou da energia vital.
Este logótipo foi inspirado nestas bases, “coração centro da vida”, “C.R.P. centro vital de uma empresa”. O grafismo do coração transmite-nos inovação, agilidade, sensibilidade e responsabilidade.

As cores identificam o Curso de Comunicação e Relações Publicas. A cor CINZA foi usada em comunicação pelo seu significado, cor do equilíbrio e estabilidade, por ser o equilíbrio do preto e do branco. Para uma boa comunicação o equilíbrio e a estabilidade são fundamentais. O VERDE é a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Representa as energias da natureza, esperança, perseverança, segurança e satisfação. Simboliza: vida nova, energia, fertilidade, crescimento e saúde. Usada em excesso, determina orgulho e superioridade. O verde foi usado na fusão do P com o R pela sua simbologia.

O logótipo tem uma pequena ascendência da esquerda para a direita representando o desejo de um sucesso das carreiras que se avizinham, o alinhamento das letras apresenta-se á direita de forma crescente sendo a base a mais sólida, representando assim a formação adquirida neste curso.

terça-feira, junho 06, 2006

"Manifestação Silenciosa" devido ao atraso no pagamento das bolsas de estudo.

O Núcleo de CRP deslocou-se no dia de hoje aos Serviços de Acção Social para questionar o Sr. Administrador sobre o porquê dos atrasos das bolsas que já se arrasta à dois meses. Este apresentou-nos uma justificação plausível e da qual transpareceu não ter toda a culpa. Visto o Governo não ter cedido ainda a totalidade do dinheiro para o pagamento das bolsas. Assim sendo fomos informados de que esta semana seria paga a bolsa referente ao mês de Abril, no próximo mês de Julho será paga a bolsa de Junho, em Agosto será paga a bolsa de Julho. Por fim em Setembro o Sr. Administrador espera poder concluir o pagamento das bolsas referentes ao presente ano lectivo.
Mas não poderiamos deixar este encontro apenas marcado por palavras e decidimos oferecer ao Sr. Administrador a t-shirt que CRP usou no Desfile Académico. Esta refere-se aos atrasos das bolsas que já na altura atormentavam os estudantes.






(Sr. Administrador Dr. António Afonso)



Estas t-shirts são uma sátira aos 3 Pecados Anunciados pelo Vaticano (ler Jornais, ver Televisão, navegar na Internet) e na parte de trás, CRP faz referênçia áquele que consideramos ser o 4º Novo Pecado. O Não Pagamento das Bolsas de Estudo. Como é visível esta t-shirt não serve ao Sr. Administrador!!! Isto deve-se ao facto de as Bolsas de Estudo também não servirem aos estudantes por estas não serem pagas e serem na generalidade mais baixas que nos outros Institutos Politécnicos.

Esperamos com isto ver toda esta situação solucionada o mais rapidamente possível, para assim os alunos se poderem concentrar nas frequências e exames que agora decorrem!!!

segunda-feira, junho 05, 2006

QUAL É A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS?


Apesar de existir há um bom tempo, a atividade de Relações Públicas foi reconhecida como profissão recentemente, e até hoje não é conhecida pela maioria das pessoas. As Relações Públicas existem para que os públicos sejam representados, e para que os seus interesses se tornem relevantes diante de uma organização. Como toda organização tem seus públicos, as Relações Públicas se tornam necessárias, para que as organizações mantenham em alta a sua reputação e a sua imagem.

O profissional de RP utiliza a informação para exercer a comunicação entre a organização e seus públicos, ele é um negociador e um mediador que visa integrar os interesses, tanto da organização quanto dos públicos, promovendo acordos. Portanto, o profissional de RP é um administrador da comunicação e do relacionamento entre a organização e seus públicos.

São diversos os públicos de uma organização, alguns exemplos são:os funcionários, os consumidores, o governo e os concorrentes. Os públicos podem fazer com que a organização obtenha sucesso ou fracasso, pois toda organização trabalha para oferecer algo a algum público que, por sua vez, pode ficar satisfeito ou não com suas ações. A insatisfação excessiva do público com uma organização pode comprometer a sua imagem por um longo tempo. O profissional de RP trabalha para que isso não aconteça. Por meio deste trabalho, ele auxilia as organizações na construção e manutenção de sua reputação e sua imagem. Daí vem a importância das Relações Públicas para qualquer organização.

As Relações Públicas têm um vasto campo de trabalho, por isso muitas empresas já criaram seus departamentos de RP, obtendo bons resultados. Este é um bom caminho para as organizações que pretendem crescer e aumentar sua reputação diante de seus públicos, fazendo com que estes se sintam importantes diante da organização. Ao considerar os interesses dos públicos, a organização torna-se mais objetiva e produtiva. As organizações e os públicos dependem uns dos outros e é o profissional de Relações Públicas que consegue unir estes interesses para que todos fiquem satisfeitos.

DOUGLAS CANTU



Ivy Ledbetter Lee, o pai das Relações Públicas


"Toda empresa deve ser transparente, falar sempre a verdade, se a verdade pode prejudicar a empresa, que se mude a empresa para que a verdade seja boa".


Lee foi o originário da idéia empresa humana, em um período em que se naufragava as relações empresa/sociedade, nasceu as relações públicas pela necessidade de humanização das relações das empresas com seus públicos. Ele desejou o fim da idéia de organizações voltadas apenas para seus próprios interesses e trouxe a idéia de organizãções democráticas voltadas para o interesse público. Antes de Lee, os públicos das empresas nada valiam, suas insatisfações eram ignoradas, pós Lee a opinião pública passou a ser mais ouvida, respeitada e praticada pelas organizações, harmonizando e humanizando assim as relações sociais das empresas.

José Romero Rodrigues Leite - livro Turismo e Segurança

Consultado: aqui

sexta-feira, junho 02, 2006

Desejos de Bom estudo...



Agora que as aulas terminaram, o Núcleo de CRP, deseja a todos os alunos a melhor sorte para as frequencias e exames que agora decorrem....

domingo, maio 28, 2006

S. JOÃO BAPTISTA, PATRONO DOS PROFISSIONAIS DE RELAÇÕES PÚBLICAS





Tradicionalmente, cada grupo profissional tem o seu patrono, escolhido dentre os santos que tiveram a mesma arte ou ofício.

Segundo a história sagrada, o profeta João Baptista foi o precursor de Jesus Cristo, anunciando a sua chegada e a sua missão na Terra, declarandose a si próprio como a “voz de quem clama no deserto”, isto é, o seu porta-voz.

Por outro lado, em todas as sua falas se pode encontrar constante testemunho da verdade e da procura de pontes de entendimento entre os homens e Deus. A sua acção vai ao ponto de, interpretando o desagrado do povo pelo adultério em que se encontrava o Rei, ir ao palácio para reprovar aquele procedimento o que lhe custou ser encarcerado e, tempos depois decapitado, a pedido da adúltera. Conta-se que esta furou com um estilete, a língua de João Baptista.

O próprio Jesus, a seu respeito, dizia que João Baptista era o mensageiro enviado por Deus para, à sua frente, lhe preparar os caminhos.

Embora, em rigor, não se possa dizer que o conceito de Patrono se possa aplicar na íntegra a S. João, a realidade é que, quando um grupo de relacionadores de públicos visitou o Papa João Paulo II, em 1990, para lhe entregarem o prémio “Relações Públicas de Ouro” com que o haviam distinguido, aquele Pontífice mencionou aquele santo como o patrono ideal dos que se dedicam a esta profissão, tendo pouco tempo depois, num Breve Pontifício, confirmado S. João Baptista como patrono dos profissionais de Relações Públicas.

Por tais motivos adoptamos, para nosso Patrono, S. João Baptista e o dia 24 de Junho como o da sua comemoração.


Fonte: ARPP - Associação de Relações Públicas de Portugal

domingo, maio 21, 2006

Campanha de Sensibilização

O Núcleo de CRP, lança mais uma actividade. Desta feita uma campanha de sensibilização, nas cantinas do IPG, com o objectivo de sensibilizar os utilizares das mesmas a NÃO utilizarem os papéis que usualmente muitos colocam no seu tabuleiro.

Esta campanha tem por objectivo poupar o meio ambiente e também poupar dinheiro aos Serviços de Acção Social (SAS), visto estes pagarem 0,02€ por cada papel (usualmente imprimem 2000 a 4000).

Desta forma esperamos que as contas do SAS possam andar mais equilibradas, com menos problemas de liquidez e que os funcionários não continuem a ser despedidos.


(clicar na imagem para aumentar)

sexta-feira, maio 12, 2006

I Debate de CRP

Classificação do Desfile Académico..

1- Marketing
2- Eng. Civil
3- CRP



Este 3º Lugar tem um sabor muito especial, pois é um reconhecimento de todo o trabalho efectuado até aqui.
Torna-se ainda mais importante, visto que CRP, nunca tinha conseguido alcançar um prémio no Desfile Académico.
O Núcleo de CRP deseja os Parabéns a todos os que participaram no Desfile, pois sem vocês isto não seria possivel.

Carro de Curso

O tema adoptado para este ano eram os 3 novos pecados anunciados pela igreja católica(ver TV, ler os Jornais e navegar na Internet). O Nosso Bispo (de CRP) anúnciou o 4º Pecado, que era o não pagamento das Bolsas de Estudo.

O Núcleo decidiu avançar por este tema por achar despropositado o anúncio dos 3novos pecados, e por não entender o atraso no pagamento das bolsas que se repete todos os anos por parte dos Serviços de Acção Social do IPG e que causam grandes dificuldades ao seus estudantes da mesma instituição. Os atrasos no pagamento das bolsas tornam-se ainda mais extraodinários por apenas sucederem no IPG, visto todos os outros Institutos terem as "bolsas em dia".











Benção das Pastas

As cores de CRP (cinza e verde) estiveram em larga maioria. Foi uma missa muito emotiva...