terça-feira, julho 18, 2006

Falta de Público – A importância de saber organizar um evento


”Fetur acabou antes por falta de público”, ...”a proposta é perfeita, mas foi muito mal organizada”...”houve falha no protocolo”...

As palavras estão ai, comprovadas conforme a matéria veiculada no jornal Tribuna Impressa, de Araraquara-SP, em de novembro de 2003. Para organizar um evento, e ter um resultado, no mínimo satisfatório, não basta boa vontade, é preciso conhecimento técnico e experiência.
Noções que podem passar batidas para quem organiza apenas com vontade e sem conhecimento, fazem todo o detalhe no planejamento do evento: divulgação, recepção de autoridades e convidados, composição da mesa, uso de símbolos nacionais, ordem do dia, abertura, encerramento, cronograma do evento, material de apoio (logístico e humano), e principalmente, o objetivo do evento.

Evento não é exclusivo de Relações Públicas, mas é o profissional mais qualificado para organizá-lo e desenvolvê-lo. O objetivo do evento é o principal dlimitador no planejamento e execução, evento segundo dados dos órgãos competentes, é a maior mídia de aproximação atualmente, e um dos setores que mais cresce na prestação de serviços.
Evento não é mais “boca-livre”, passatempo, happy-hour, comes&bebes, como alguns ainda vêem. Investe-se muito em material impressso, divulgação, recursos materiais e humanos, alimentação, brindes...mesmo porquê empresas e organizadores, conscientes do momento atual da economia, otimizam as verbas investidas para gerar resultados...
Há eventos são utilizados como apoio às campanhas de divulgação do produto ou serviço e eventos técnicos: como simpósios, congressos, semana, jornada...requerem uma atenção maior ainda, pois o resultado que estes eventos geram, vão do científico à mudança de comportamento/normas referente ao tema central de cada um.

Só um profissional com experiência e noção deve responsabilizar-se pela organização de eventos, sejam eles empresariais ou técnicos. O risco é sempre um só para ambos: a imagem institucional de quem promove e a longevidade de seus próximos eventos.
Não tenho conhecimentos técnicos sobre a organização da Fetur, mas no meu parecer de profissional de Relações Públicas, foram quebrados todas as regras de uma boa organização, a principal comprovação disso, foi que o público-alvo, ou de interesse não compareceu. Foi um evento organizado por um grupo de interessados em promover o Turismo, com participação de agências de turismo, mas faltou o principal: público.
Desperdicio de tempo e dinheiro não basta a instituição ter vontade de fazer evento, tem que fazer certo, organizado, com resultado. Contrate um Relações Públicas!

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