Apesar de existir há um bom tempo, a atividade de Relações Públicas foi reconhecida como profissão recentemente, e até hoje não é conhecida pela maioria das pessoas. As Relações Públicas existem para que os públicos sejam representados, e para que os seus interesses se tornem relevantes diante de uma organização. Como toda organização tem seus públicos, as Relações Públicas se tornam necessárias, para que as organizações mantenham em alta a sua reputação e a sua imagem.
O profissional de RP utiliza a informação para exercer a comunicação entre a organização e seus públicos, ele é um negociador e um mediador que visa integrar os interesses, tanto da organização quanto dos públicos, promovendo acordos. Portanto, o profissional de RP é um administrador da comunicação e do relacionamento entre a organização e seus públicos.
São diversos os públicos de uma organização, alguns exemplos são:os funcionários, os consumidores, o governo e os concorrentes. Os públicos podem fazer com que a organização obtenha sucesso ou fracasso, pois toda organização trabalha para oferecer algo a algum público que, por sua vez, pode ficar satisfeito ou não com suas ações. A insatisfação excessiva do público com uma organização pode comprometer a sua imagem por um longo tempo. O profissional de RP trabalha para que isso não aconteça. Por meio deste trabalho, ele auxilia as organizações na construção e manutenção de sua reputação e sua imagem. Daí vem a importância das Relações Públicas para qualquer organização.
As Relações Públicas têm um vasto campo de trabalho, por isso muitas empresas já criaram seus departamentos de RP, obtendo bons resultados. Este é um bom caminho para as organizações que pretendem crescer e aumentar sua reputação diante de seus públicos, fazendo com que estes se sintam importantes diante da organização. Ao considerar os interesses dos públicos, a organização torna-se mais objetiva e produtiva. As organizações e os públicos dependem uns dos outros e é o profissional de Relações Públicas que consegue unir estes interesses para que todos fiquem satisfeitos.
DOUGLAS CANTU
Ivy Ledbetter Lee, o pai das Relações Públicas
"Toda empresa deve ser transparente, falar sempre a verdade, se a verdade pode prejudicar a empresa, que se mude a empresa para que a verdade seja boa".
Lee foi o originário da idéia empresa humana, em um período em que se naufragava as relações empresa/sociedade, nasceu as relações públicas pela necessidade de humanização das relações das empresas com seus públicos. Ele desejou o fim da idéia de organizações voltadas apenas para seus próprios interesses e trouxe a idéia de organizãções democráticas voltadas para o interesse público. Antes de Lee, os públicos das empresas nada valiam, suas insatisfações eram ignoradas, pós Lee a opinião pública passou a ser mais ouvida, respeitada e praticada pelas organizações, harmonizando e humanizando assim as relações sociais das empresas.
José Romero Rodrigues Leite - livro Turismo e Segurança
Consultado: aqui